quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Comunidade virtual vs Blog

Os blogs e comunidades digitais são duas formas de interacção, em que os indivíduos não se relacionam num espaço físico mas sim virtual.


Noção de blog e comunidade virtual:

Apesar de não existir nenhuma definição universal para o conceito de Blog, este caracteriza-se por ser um registo cronologicamente organizado de forma inversa e frequentemente actualizado. Este registo poderá conter opiniões, emoções, factos, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores queiram disponibilizar.

Uma comunidade virtual caracteriza-se por ser um conjunto de pessoas com interesses em comum onde são estabelecidas relações num espaço virtual.



Distinção entre blog e comunidade virtual:

No que concerne à distinção entre blog e comunidade virtual, convém realçar que os blogs se dividem em dois tipos: os de carácter de pessoal (onde o autor expressa os seus pensamentos) e os de conteúdo (onde é expressa a opinião do autor relativamente a determinado assunto). Enquanto que numa comunidade virtual se verifica um tipo de comunicação de muitas para muitas pessoas, no blog tal não ocorre, já que se dá primazia à comunicação de um para muitos. Ou seja, um blog não permite que haja tanto espaço para a interacção. Podemos facilmente constatar este facto, visto que nem todos os blogs permitem a inserção de comentários.


Experiência:

Na nossa opinão, preferimos contruir a comunidade virtual, já que esta permitiu uma maior diversidade de escolha de conteúdos, tanto a nivel estético como multimédia. No entanto, consideramos que este desafio foi o mais complexo, uma vez que continha uma maior variedade de sectores a preencher. No blog estamos somente habituadas a fazer comentários aos assuntos debatidos nas aulas. Já a comunidade virtual foi uma experiência completamente diferente, na medida em que tivemos a possibilidade de escolher o tema que pretendíamos abordar e, como tal, tivemos uma maior facilidade no desenvolvimento dos conteúdos.
Por outro lado, como já tínhamos tido contacto com blogues e conhecíamos bem a sua forma de funcionamento, tornou-se mais interessante experienciar algo novo, como o foi a comunidade virtual.


Plano de desenvolvimento:

Se tivéssemos tido a possibilidade de desenvolver a comunidade por um período de tempo maior, provavelmente teríamos explorado todas as suas potencialidades, adicionando mais conteúdos, fosse ao nível de vídeos, imagens, textos, sondagens, notícias, novidades ou links.
Por outro lado, se a comunidade fosse permanente, teríamos igualmente publicado um calendário com a agenda de todos os eventos relacionados com o meio ambiente e o aquecimento global, fossem eles palestras, conferências, debates ou até concertos cujos lucros revertessem a favor desta nobre causa.



Site da comunidade virtual: www.communityzero.com/aquecimentoglobal

1 comentários:

Fithos disse...

Muito bom a sua definição.
Citarei seu artigo em minha postagem.