quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O conceito de interactividade

1. O que é que significa para si a interactividade?

A interactividade é uma actividade mútua, por dois ou mais intervenientes, que trabalham ou não com o mesmo objectivo. Consistindo assim numa permuta de dados e/ou informações que determinarão uma informação (resposta) posterior. Por exemplo, podemos constatar que ao jogar um determinado videojogo, os actos das personagens intervenientes no jogo serão aqueles que nós determinamos previamente.
É também importante referir que, ao longo dos tempos a interactividade tem se tornado mais rápida e eficiente, mesmo conseguindo superar barreiras geográficas (caso da internet). Além disso, os indivíduos passaram a ter mais situações que lhes permitem a interacção.

2. Que esforço, quando comparado com outros tipos de comunicação, pensa que a comunicação digital requer?

A comunicação digital proporciona as possibilidades abrangidas tanto pela imprensa escrita, como também pela rádio e televisão, porém adiciona-lhes a velocidade e possibilidade de interacção. Isto é, cabe ao interveniente tomar decisões.


3. Para que se considerem que as respostas são interactivas é necessário que sejam em tempo real?

Na minha opinião, não é necessário que a resposta seja em tempo real para ser interactiva, pois existem varias formas de comunicar interactivamente sem ser em tempo real, como os fóruns e as cartas de leitor; nestas situações há uma interacção que não é instantânea, sendo contudo efectiva.

4. Alguém referiu recentemente que a interactividade é uma qualidade dos indivíduos que usam o meio, em vez de ser uma qualidade do própio meio. Como responderia?

Concordo que são os indivíduos que conferem a interactividade aos meios de comunicação e não o oposto. O meio por si só não determina o grau de interactividade, mas potencia. É importante salientar que há meios que estão mais pré-dispostos à interactividade que outros. Por exemplo; um fórum está mais aberto à interactividade do que um jornal.

5. Alguns tipos de comunicação permitem mais controlo que outros. O que pensa que ocorre com a comunicação digital?

Através da comunicação digital temos mais possibilidade de seleccionar as informações que nos chegam. Pelo contrário, nos meios de comunicação mais tradicionais, nomeadamente a televisão, rádio e jornais temos um leque de escolhas mais reduzido. Vemos aquilo que nos é apresentado.
A velocidade a que se processam os dados no contexto da comunicação digital permite que haja um descontrole da qualidade da informação, quer seja a nível de violência, pornografia, etc.

6. Quais são as vantagens e desvantagens da comunicação digital?

As vantagens são a capacidade de escolha dos conteúdos que pretendemos, a globalização da informação, maior facilidade de expressão individual.
Relativamente às desvantagens; os instrumentos necessários à comunicação digital não estão distribuídos de forma Universal, a informação encontra-se mais dispersa.
Numa perspectiva mais objectiva, ao nível das vantagens temos o facto de haver uma maior variedade de suportes no contexto digital (cds, minidisks, telemóveis, videojogos, vídeos digitais, rádio digital, tv digital, fotografia digital...); o facto de a comunicação se processar a uma maior velocidade (por exemplo, os jornais online permitem uma actualização constante, ao contrário do suporte de papel que surge uma vez por dia); a maior quantidade de canais e frequências que disponibiliza e finalmente, o facto de a Internet não se encontrar tão restrita no espaço como o jornal e permitir fazer hiperligações a outras notícias para contextualização.
No que diz respeito às desvantagens, sabemos que se o computador se avariar a informação se perderá; o facto de o investimento inicial ser mais dispendioso e a dificuldade de controlo de qualidade da informação.

7- Alguns profissionais de comunicação consideram a comunicação interactiva ameaçadora. O que pensa disso?

A comunicação interactiva pode ser ameaçadora para os profissionais de comunicação pois estes estão mais expostos a criticas e opiniões do publico em geral, ou seja, na medida em que é impossível ter um controlo absoluto do seu conteúdo. Isto é, se tomarmos como exemplo a "wikipedia" que, com o intuito de ser uma base de dados à escala mundial, acaba por permitir que se reescreva a a história, já que qualquer pessoa a poderá aceder e introduzir informaçao.

0 comentários: