quarta-feira, 21 de novembro de 2007

PowerPoint

O power point é uma ferramenta muito utilizada para suporte de transmissão de Informação. No entanto como em qualquer tecnologia, tem as suas desvantagens, na medida em que os seus utilizadores acabam por se focar mais na forma e não tanto no conteúdo.
Actualmente, podemos encontrar este suporte em todo o lado e as opiniões acerca da sua eficacia divergem bastante.
Desta forma, Edward Tufte, professor de Ciência política, defende que o powerpoint estupidifica as pessoas, diminuindo a qualidade e credibilidade da informação. Por outro lado chama também a atenção para o facto do comunicador que utiliza este formato, muitas vezes, se perder na apresentação, prejudicando o conteúdo da mesma, assim como a audiência.
Tufte ressalva o facto das crianças serem cada vez mais induzidas a terem contacto com o computador e a sintetizar o conteúdo das suas apresentações em tópicos, em vez de aprenderem a redigir um relatório.
Finalmente, é importante referir que este também alerta para o perigo de o powerpoint deixar de ser um suporte e substituir o papel que o comunicador deveria ter, visto que a informação que este deveria transmitir está explicita nos slides. Quando isto ocorre, passam a ser necessários muitos slides, o que dificulta a percepção do contexto, assim como a relação entre conteúdos.
Por sua vez, o artigo da New York Times Magazine enumera vários exemplos acerca da pertinência do powerpoint, apresentando uma crítica suave ao mesmo. Clive Thompson dá exemplos de apresentações falhadas, como foi o caso da NASA, ao mesmo tempo que refere a crítica do Product Manager do powerpoint, a Tufte, quando este afirma que o powerpoint está a perder o papel de suporte, alegando que isto se trata de uma escolha de carácter pessoal e não de um facto concreto.

0 comentários: